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Carteira de Identidade

PARCIALMENTE DIGITAL
Atualizado em: 12/07/2021 16:04:00
Órgão Responsável: PCES - Polícia Civil do Espírito Santo
Um dos principais documentos de identificação, a Carteira de Identidade (ou RG – Registro Geral) é de responsabilidade do Departamento de Identificação da Polícia Civil.
A emissão da 1ª via da carteira de identidade passou a ser um serviço gratuito em todo o território nacional, conforme a Lei Federal 12.687/2012. Para ter direito ao benefício da gratuidade, o requerente deve estar desempregado, mediante comprovação ou receber salário inferior a 3 salários mínimos, mediante comprovação ou apresentar boletim de ocorrência de FURTO ou ROUBO do documento ou ainda nos casos de renovação de RG provisório.
Os documentos necessários para emitir a 1ª via da Carteira de Identidade ou solicitar a 2ª via da Carteira de Identidade são os seguintes:
-01 foto 3x4 recente (fundo claro); colorida ou preto e branco e em Papel liso e brilhante;
-Certidão de nascimento (se for solteiro), certidão de casamento (se for casado) ou certificado de naturalização (original ou cópia autenticada);
-Comprovante de pagamento da taxa no caso de segunda via do documento;
-CPF, se o requerente desejar que conste o número desse respectivo documento na carteira de identidade. Nesse caso, o cidadão deverá apresentar o CPF original ou uma cópia autenticada.
Observação:
*No caso das Carteiras de Identidade emitidas em outro Estado não será fornecida a 2ª via. Neste caso, o cidadão poderá requer a 1ª via no Espírito Santo, a qual será gratuita.
**Não há idade mínima para retirar Carteira de Identidade. Por questões práticas e pela dificuldade de coletar as impressões digitais, recomenda-se que seja a partir de 5 anos.
2ª Via do RG
Para solicitar a 2ª via da Carteira de Identidade, o cidadão deverá efetuar o pagamento da taxa DUA de R$ 55,63.
Como emitir o comprovante de pagamento da taxa - DUA ELETRÔNICA
Acesse a página http://e-dua.sefaz.es.gov.br/aplicacoes/consulta_taxas.asp
digite no formulário a palavra identidade,
Basta escolher o item desejado.
Para retirá-la, o cidadão pode procurar um dos 70 pontos de Identificação Civil no Estado.
Na Região Metropolitana:
VITÓRIA - Casa do Cidadão
Para solicitar o documento, o cidadão de Vitória deve fazer o agendamento eletrônico. Para acessar, basta entrar no endereço eletrônico http://agendamento.vitoria.es.gov.br, preencher os dados solicitados e imprimir ou anotar o horário agendado gerado pelo sistema.
O serviço, que é uma parceria entre a Polícia Civil e a Prefeitura de Vitória, disponibiliza, diariamente, 35 senhas para atendimento. Os agendamentos são vinculados ao CPF. A tolerância de atraso é de 15 minutos e quem não comparecer dentro do prazo terá o agendamento cancelado automaticamente e só poderá remarcar após 15 dias.
Caso o cidadão tenha alguma dúvida, ou dificuldade, a orientação é entrar em contato no telefone 3382-5515 ou comparecer à Casa do Cidadão, que funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas. Um atendente irá auxiliar no agendamento.
Endereço: Avenida Maruípe, nº 2.544, Itararé.
VIANA
Centro Integrado de Cidadania
Av. Guarapari, s/nº - Caxias do Sul
Tel. (27) 3396-0494
VILA VELHA
Boulevard Shopping - Rodovia do Sol, 500, Itaparica, Vila Velha
Tel. (27) 3229-8083
SERRA
Shopping do Povo
Av. Norte Sul, s/nº - Civit II – Serra/ES.
Tel. (27) 3328-7020
CARIACICA
Faça Fácil
Av. Aloizio Santos, 500 Santo André, em frente ao terminal de Campo Grande.
OBS.: SOMENTE NO FAÇA FÁCIL CARIACICA NÃO É NECESSÁRIO APRESENTAR FOTO
Mais informações de locais de Atendimento:
Telefone: 3382-5024
Email: gab.dei@pc.es.gov.br

O serviço é gratuito

Informações complementares
  • 2ª Via do RG
    Para solicitar a 2ª via da Carteira de Identidade, o cidadão deverá efetuar o pagamento da taxa DUA.
    Como emitir o comprovante de pagamento da taxa - DUA ELETRÔNICA
    1.Acesse a página http://e-dua.sefaz.es.gov.br/aplicacoes/consulta_taxas.asp
    2 Digite no formulário a palavra identidade,
    3.Basta escolher o item desejado.

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