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Carteira de Identidade - 1a VIA

PARCIALMENTE DIGITAL AGENDAR
Atualizado em: 31/05/2022 17:46:00
Órgão Responsável: PCES - Polícia Civil do Espírito Santo
A Carteira de Identidade (popular “RG” – Registro Geral) é um dos principais documentos de identificação do cidadão e sua emissão no Espírito Santo é competência do Departamento de Identificação da Superintendência de Polícia Técnico Científica da Polícia Civil.
Muita gente tem dúvidas na hora de solicitar sua carteira de identidade. Saber se é a 1ª ou a 2ª via faz parte delas.
Para te ajudar, vamos explicar:
- Se nunca teve uma carteira de identidade, no ES ou em qualquer outro Estado = 1ª via!
- Se já teve carteira de identidade em outro Estado, mas no ES ainda não = 1ª via!
- A partir da 2ª vez que emite uma carteira de identidade no Estado do Espírito Santo, todas as demais são consideradas 2ª via!
Vamos lá! Essa parte precisa de atenção.
Fique atento aos documentos necessários, a falta deles impossibilita o atendimento e a emissão do documento:
1) certidão de nascimento (se solteiro), certidão de casamento (de acordo com o estado civil atual), certificado de naturalização (se estrangeiro) ou certificado de igualdade de direitos (se português);
2) comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone) emitido no nome do requerente nos últimos 60 dias, ou em nome de parente comprovadamente.
3) Caso o cidadão deseje, será incluído na Carteira de Identidade: CPF, DNI, NIS/PIS/PASEP, CTPS, Cartão Nacional de Saúde, CNH, Título de Eleitor, Certificado Militar e Registro Profissional, desde que apresente os comprovantes impressos;
4) Foto 3x4 recente (fundo claro) com camisa escura, com os ombros totalmente cobertos e sem qualquer acessório que impossibilite a identificação (Atenção às observações).
OBSERVAÇÕES
*Para os agendamentos nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra (Pró Cidadão), Guarapari, Linhares, Colatina, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim, a foto 3x4 NÃO É NECESSÁRIA. O registro da imagem do(a) requerente será capturada no momento do atendimento. Para isso, devem comparecer com roupas escuras, com os ombros cobertos e sem qualquer acessório que atrapalhe a identificação.
A maioria dos municípios capixabas já possui uma unidade de atendimento. Para solicitar sua carteira de identidade, o(a) requerente deve procurar um dos mais de 70 postos de Identificação Civil no Estado.
Alguns municípios possuem a funcionalidade de agendamento online para atendimento para carteira de identidade. São eles:
- Vitória (Casa do Cidadão e Assembleia Legislativa)
- Vila Velha
- Cariacica
- Serra (Pró Cidadão e Ciretran Serra Sede)
- Guarapari
- Linhares
- Colatina
- São Mateus
- Cachoeiro de Itapemirim
Para o agendamento online, o(a) requerente deve acessar o site Agenda ES através do link no fim desta página e realizar sua reserva de vaga.
Nos municípios onde o agendamento online ainda não está disponível, deve o(a) requerente se dirigir pessoalmente a um dos postos e solicitar seu atendimento, dentro da capacidade de cada posto. No site da Polícia Civil do ES (www.pc.es.gov.br), na aba “Carteira de Identidade”, há uma lista com o endereço das unidades de atendimento no Estado.
Em todo caso, fiquem atentos à documentação necessária!
OBSERVAÇÕES:
- Não há idade mínima para retirar Carteira de Identidade. Por questões práticas e pela dificuldade de coletar as impressões digitais, recomenda-se que seja a partir de 5 anos.
- Com exceção do Posto de Identificação de Cariacica (Faça Fácil), que atende aos sábados, o atendimento nos Postos de Identificação da Polícia Civil é feito de segunda a sexta.
- No caso dos agendamentos eletrônicos a tolerância de atraso é de 15 minutos e quem não comparecer dentro do prazo terá o agendamento cancelado automaticamente e só poderá remarcar após 15 dias.
Para mais informações, acesse o site da Polícia Civil do ES através do link:
https://pc.es.gov.br/carteira-de-identidade-rg
VALOR DO SERVIÇO
A emissão da 1ª via da carteira de identidade é um serviço GRATUITO em todo o território nacional, conforme a Lei Federal 12.687/2012..

O serviço é gratuito

Informações complementares
  • 2ª Via do RG
    Para solicitar a 2ª via da Carteira de Identidade, o cidadão deverá efetuar o pagamento da taxa DUA.
    Como emitir o comprovante de pagamento da taxa - DUA ELETRÔNICA
    1.Acesse a página http://e-dua.sefaz.es.gov.br/aplicacoes/consulta_taxas.asp
    2 Digite no formulário a palavra identidade,
    3.Basta escolher o item desejado.

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