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Cadastro de fornecedores - Certificado de Registro Cadastral (CRC)

DIGITAL
Atualizado em: 18/11/2021 12:00:00
Órgão Responsável: SEGER - Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos
O Cadastro de Fornecedores é um registro concedido a empresas ou pessoas físicas interessadas em participar de procedimentos licitatórios do Governo do ES. O Cadastro de Fornecedores é composto por duas fases: o “Pré-cadastro”, que permite ao solicitante participar de cotações eletrônicas, e o “Certificado de Registro Cadastral (CRC)”, que permite a participação em pregões eletrônicos.
  • Empresa
  • Representante legal da empresa ou procurador por ele habilitado
  • Solicitante
  • Representante legal da empresa ou procurador por ele habilitado
  • - Ter realizado o pré-cadastro e cadastro complementar no sistema SIGA;
    - Os documentos encaminhados de forma eletrônica precisam estar assinados digitalmente de acordo com as normas ICP-Brasil (e-cpf do sócio administrador ou e-cnpj da empresa);
    - Possuir conta verificada no Portal Acesso Cidadão.
    Atenção: para o acesso no Sistema SIGA, utilizar os navegadores Firefox ou Internet Explorer. Para acesso ao formulário eletrônico de envio de documentos, utilizar o Chrome.

    a) Para realizar o “Pré-cadastro” - acesso a cotações eletrônicas:
    1. Realizar pré-cadastro no SIGA:
    1.1. Clicar no link de ativação que chegará no e-mail cadastrado;
    1.2. Concluída esta etapa já, é possível fazer login no Portal de Compras e participar de cotações eletrônicas.

    b) Para obtenção do CRC - acesso a pregões eletrônicos:
    2. Entrar no Portal de Compras ES, na área do fornecedor, com o login e senha criados pelo próprio usuário no passo 1. No sistema SIGA, clicar no menu "Complementar Cadastro", preencher os campos - abas obrigatórias (dados cadastrais, ato constitutivo, diretores, conta corrente, materiais/serviços) - e clicar em enviar para aprovação.

    3. Envio de documentos à SUCAF, de forma eletrônica:
    3.1. Assinar digitalmente a documentação necessária para o cadastro com o Certificado Digital, conforme normas ICP-Brasil, e deixe salvo no seu computador. Para saber mais, clique aqui;
    3.2. Criar conta validada no site do Acesso Cidadão ES, caso ainda não possua. Para saber mais, aqui;
    3.3.Acessar o link do “Formulário Eletrônico de Envio de Documentos”. Ele está disponível no menu “Cadastro de Fornecedores”, no Portal de Compras do ES. Você também pode acessá-lo clicando aqui;
    3.4. Preencher os dados do formulário, anexar os documentos e clicar em enviar;
    3.5. Anotar o número do protocolo gerado.

    4. Aguardar o retorno da SUCAF por e-mail em até 5 dias úteis:
    4.1 Se o processo for liberado, o CRC será emitido e o usuário pode consultar seu cadastro no SIGA, inclusive imprimindo seu certificado, se desejar;
    4.2 Se for necessário complementar documentação ou existir outro motivo para a não liberação do CRC, a SUCAF informará por e-mail e o usuário terá até 5 dias úteis para complementação ou para questionamento por meio de recurso administrativo.

    5.Concluída esta etapa, o CRC é emitido com validade de 1 ano. Assim, já será possível fazer login no Portal de Compras e participar também dos pregões eletrônicos.

    Atenção: Para os casos de renovação do CRC, basta seguir a partir do passo 3.
    Solicitante
    • Documentação

      No menu “cadastro de fornecedores” do Portal de Compras do ES, na aba “documentos necessários”, estão listados os documentos necessários de acordo com a natureza jurídica de cada solicitante. Acesse aqui.
      OBS:
      1- A “Declaração de Situação Jurídica” é documento obrigatório de envio em todas as situações. Ela está disponível para download na aba “Formulários”, logo abaixo.
      2- Caso deseje dar poderes a terceiros para representar a empresa no SIGA (usuário com login e senha que não seja sócio administrador), você deverá encaminhar procuração pública feita por cartório competente ou procuração particular/simples assinada digitalmente pelo sócio administrador. Um modelo de Procuração Particular está disponível para download na aba “Formulários”.

    Subgerência de Cadastro de Fornecedores (SUCAF)

    Atendimento: 2ª a 6ª feira , 08 às 18h através do 0800.799.9947
    Email: fornecedores.siga@seger.es.gov.br
    Site: https://compras.es.gov.br

    Observação: - Para atendimentos via e-mail, o prazo para retorno é de até 24 horas úteis;
    - O telefone para atendimento não aceita ligações originadas de celular.


    • Site: https://portalsiga.es.gov.br/
    • E-mail: suportesiga@ilhaservice.com.br
    • Correio: Av. Governador Bley, n.236, Ed. Fábio Ruschi, Bairro: Centro, Vitória-ES, CEP:29010-150, SEGER - A/C SUCAF (Subgerência de Cadastro de Fornecedores). CNPJ 07.162.270/0001-48.

    O serviço é gratuito

    • Prazo para finalizar o serviço: 5 dias úteis a partir do recebimento da documentação pela SUCAF.
    • Onde retirar/receber: https://compras.es.gov.br (acessar com seu login e senha cadastrados na área do fornecedor)

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