,

e-Docs - Envio de documentos para a Secretaria de Estado da Fazenda - SEFAZ

DIGITAL
Atualizado em: 10/09/2021 16:31:00
Órgão Responsável: SEFAZ - Secretaria de Estado da Fazenda
Envio de Documentos para a Sefaz, por meio do e-Docs (Sistema eletrônico de processos administrativos e documentos eletrônicos).
1 - Procedimentos iniciais para acesso ao e-Docs:

1.1 - Entrar no site do Acesso Cidadão por meio do link https://acessocidadao.es.gov.br/, ou CLICANDO AQUI.

1.2 - Fazer o login de acesso. Caso não possua senha, realizar o cadastro clicando em “Criar uma conta”, na parte inferior da tela.

1.3 - Clicar no botão Acessar localizado junto ao ícone do e-Docs, após entrar no Acesso Cidadão.

2 - Procedimentos para captura e envio de documentos
2.1 - Salvar no formato em um único PDF todos os documentos a serem enviados, sendo que o primeiro documento deverá ser o Requerimento Inicial.
(Caso a documentação não caiba em um único arquivo, poderá excepcionalmente ser armazenada em quantos arquivos forem necessários, desde que se esgote o imite de 250 MB para cada arquivo a ser subdividido) .

2.2 - Clicar no botão vermelho com o símbolo de “+”, situado no canto superior esquerdo da tela. Ao clicar neste botão um menu irá deslizar para a direita. .

2.3 - Clicar em Encaminhamento.

2.4 - Clicar em FAZER UPLOAD no campo “Quais Documentos serão encaminhados?”.

2.5 - Clicar para fazer o Upload do documento a ser enviado. O documento deverá estar no formado “PDF”. Caso tenha mais de um PDF a ser enviado, clicar no primeiro onde consta o Requerimento Inicial.

2.6 - Escolher Documento Escaneado no campo “Qual é o tipo de documento?”.

2.7 - Digitar no campo “Qual o Nome do Documento?” o nome do interessado, seguido do assunto do requerimento.

2.8 - Clicar em PRÓXIMO.

2.9 - Manter o Nível de Acesso como Organizacional

2.10 - Clicar em PRÓXIMO.

2.11 - Clicar em CAPTURAR e confirmar a captura na caixa de diálogo clicando novamente em CAPTURAR.

2.12 - Caso possua mais documento a ser enviado junto com este requerimento inicial, clicar em FAZER UPLOAD no campo “Quais Documentos serão encaminhados?”, e repetir o procedimento 2.5 a 2.11 até todos os documentos serem capturados.

2.13 - Caso não possua mais documento a ser enviado clicar em PRÓXIMO no campo “Quais Documentos serão encaminhados?”.

2.13.1 – Para envio de Documentos às Agências da Receita Estadual
2.13.1.1 - Clicar em SETOR na nova janela que se abrirá.

2.13.1.2 - Digitar SEFAZ no campo Órgão e logo em seguida clicar em cima da expressão SEFAZ – SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

2.13.1.3 - Digitar a palavra ARE e escolher a Agência de jurisdição do interessado, clicando em cima do nome da Agência.

2.13.1.4 - Clicar no botão OK.
2.13.1.5 - Clicar em PRÓXIMO.


2.13.2 – Para envio de Documentos ao Protocolo Geral da SEFAZ
2.13.2.1 - Clicar em GRUPOS E COMISSÕES na nova janela que se abrirá.

2.13.2.2 - Clicar em Grupos de Trabalho
2.13.2.3 - Digitar SEFAZ no campo Órgão e logo em seguida clicar em cima da expressão SEFAZ – SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

2.13.2.4 - Digitar PROTOCOLO GERAL e clicar em cima da expressão PROTOCOLO GERAL (SEFAZ).

2.13.2.5 - Clicar no botão OK.
2.13.2.6 - Clicar em PRÓXIMO.


2.14 -. Digitar no campo Título o nome do interessado, seguido do assunto do requerimento.

2.15 - Digitar no campo Mensagem, escrever um breve relato sobre o que está sendo enviado.

2.16 - Clicar em ENVIAR e confirmar o envio na caixa de diálogo clicando novamente em ENVIAR.

2.17 - Pronto. Seu documento já foi enviado. Aparecerá uma nova tela com a informação Rastreio do Encaminhamento 0000-XXXXXX. Este é o número do seu protocolo

2.18 - Caso queira consultá-lo, depois poderá clicar no menu lateral esquerdo, em Encaminhamentos, e na opção SAÍDA.

O serviço é gratuito

Esta informação foi útil para você?

Você pode fazer uma manifestação de Ouvidoria

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Informação